segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Hino ao Rio Grande com Paixão Côrtes e Borguetinho

No emocionante retorno de Antonio Augusto Fagundes ao lado de Neto Fagundes ao Programa Galpão Crioulo da RBS TV, gravado na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, Paixão Côrtes fez uma participação especial cantando "Hino ao Rio Grande" acompanhado de Borguettinho e Grupo - Daniel Sá, Pedrinho Figueiredo e Vitor Peixoto.

 
 Foto RBS

Aos 83 anos de idade, Paixão Côrtes interpretou a canção de Simão Goldman que foi pela primeira vez gravada em seu disco "Paixão Côrtes", de 1970. Este LP foi remasterizado, com produção de Airton dos Anjos (Patineti), em 2006.


A apresentação do LP foi feita pelo poeta e folclorista Glauco Saraiva. Reproduzimos aqui, alguns parágrafos do seu texto:

"...
Assim, neste LP encontramos a humildade anacrônica de uma primitiva viola, constrastando com os altissonantes arranjos de uma orquestração atual, as vibrações de um sapateio crioulo, com lamentos de um Minuano que leva em seu bojo a tristeza de um amor fenecido: o epicismo avassalador de um Caudilho, absolvendo nos tropéis da carga de lança, o pranto lendário daquele Negrinho do Pastoreio, evocação da escravatura no padroeiro das prendas perdidas. Este é Paixão Côrtes, Pioneiro e Garimpeiro.

Seu LP é a mensagem maior de um Rio Grande do Sul que vibra, se integra ainda mais no cenário musical brasileiro e se projeta ritmado ao dinamismo que caracteriza esta época apressada de transição, mutações e comunicações imediatas e universais, onde o mundo está aldeado pela aproximação quase instantânea dos povos. E o gaúcho é povo e parte importante no concerto universal dos povos.

Paixão é um dos mensageiros autênticos deste povo e de nossa gente. Que sua mensagem encontre inegável ressonância na sensibilidade daqueles que dentro do universal, não perderam e se reencontraram na afirmação de sua raizes fundamentais. 


Escute, Paixão Côrtes. É importante escutá-lo!"

 
Foto Ana Fraga


Para escutar Paixão Côrtes, Renato Borghetti, Walther Morais, Shana Müller e, ainda, Neto Fagundes e Estado das Coisas com o projeto Rock de Galpão, que se apresentaram no Programa Galpão Crioulo da RBS TV  de 19/12/2010, use o acesso abaixo

http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=156194&channel=45

2 comentários:

  1. Me orgulha saber que temos um Gaúcho que teve a "criatividade" de puxar a frente da cultura única que temos aqui no Rio Grande do Sul..
    Paixão, te escrevo porque fui eu que gravei com muito orgulho este registro.
    http://www.youtube.com/watch?v=7E6DvdzMB5E

    Aquele quebra custela e vida longa a ti, nosso Mestre..

    ResponderExcluir