sábado, 25 de dezembro de 2010

Terno de Reis II

Os Reis Magos

Alguns ternos se fazem acompanhar de uma criança, que vai na frente carregando uma varinha, na extremidade da qual vê-se uma estrela simbolizando aquela que guia os Reis Magos e os pastores ao estábulo onde nasceu o Menino Jesus. Em outros rincões, os "ternos" se enriqueceram dos reis — Gaspar, Baltazar (um negrinho) e Melchior — que surgem com suas coroas, suas capas coloridas, etc., lembrando as roupagens que se supõem exibiam os Magos. Em outras regiões, outrossim, como no município de Torres — onde colheram o rilo, o anu etc., as visitas constituem não só na apresentação dos Reses como na execução de danças de fundo dramático como o "baixinho", a "jardineira", o pau de fita, esta já focalizada em nosso livro com Barbosa Lessa intitulado Manual de danças gaúchas.


Fragmento de texto de J. C. Paixão Côrtes, intitulado  "Ternos de Reis"  e  publicado no Jornal do Dia, Porto Alegre, 21 de janeiro de 1960.

Integra o livro “Terno de Reis – Cantiga do Natal Gaúcho” publicado em 1960, com 109 pgs., com fotos preto e branco, no formato 11,5 x 16 cm, volume 23 da Comissão Gaúcha de Folclore, Porto Alegre (RS).

Em 1982, publicou "Natal Gaúcho e os Santos Reses", com 128 pgs., com fotos preto e branco, no formato 15 x 21 cm, com apoio de convênio da FUNARTE, Série Estante Continentina, Edição Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, Porto Alegre (RS).



Texto completo da revista pode ser encontrado no acesso abaixo



Nenhum comentário:

Postar um comentário