quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Versos dos diversos momentos do ritual do Terno de Reis

Chegada

Agora mesmo chegamos
Na beira do seu terreiro
Para tocar e cantar
Licença peço primeiro

Meu senhor, dono da casa
Acordai, se estais dormindo
Venha ver a estrela D'alva
Que bonita está saindo


Entrada

Porta aberta, luz acesa
Sinal de muita alegria
Entra eu, entra meu Terno
Entra toda a companhia

Vimos a porta se abrir
E a luz está brilhando
Queremos pedir licença
Pro meu Terno entrar cantando

Dentro da casa

 

Senhora dona da casa
E seus filhinhos também
Viemos lhe cantar os reses
E trazer os parabéns

Quando entrei nesta sala
Toda a casa floresceu
Simboliza a manjedoura
Lugar que Jesus nasceu

Agradecimento


Eu agradeço o vinho
que vós nos ofertou
Eis o sangue divino
Que Jesus abençoou

Pelo Reis que vós deste
Todo de tão boa mente
Nossa Senhora lhe ajude
Os anjos que lhe acrescente

Despedidas
Meu senhor dono da casa
A todos peço perdão
Para ir a outra parte
Decantar a adoração

Despedir do dono da casa
E todos os filhos que tem
Nosso Terno vai embora
Mas volta no ano que vem 



 Foto Paixão Côrtes - Arquivo de pesquisa

Quadrinhas recolhidas por Paixão Côrtes e publicada no livro "Natal Gaúcho e os Santos Reses".


Nenhum comentário:

Postar um comentário