segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Paixão e as a Vozes do Rádio

Depoimento ao Projeto Vozes do Rádio do Jornalismo Famecos PUCRS, no ano de 2000.




Em primeiro de maio de 1955, ainda na rádio Farroupilha, Augusto Vampré diretor da emissora, convidou-o a apresentar um programa de auditório de caráter puramente regional. Paixão chamou o amigo Darci Fagundes, com quem formou uma dupla. Juntos lançaram o programa Grande Rodeio Coringa, que foi ao ar até 1957 e reformulou toda a história da fonografia riograndense, na comunicação dos temas regionais, abrindo caminho para músicos, cantores e compositores populares.




Há 40 anos, meados da década de 50, existiam apenas cinco músicas gauchescas catalogadas. Essa pobreza de sons moveu Paixão Côrtes a promover novos grupos musicais. Em seus programas foram lançados Os Gaudérios, o conjunto vocal Farroupilha e outros. O comunicador viajava com freqüência para pesquisar e identificar novos valores, liderando um processo de desenvolvimento da cultura regional.





Abaixo pode ser acessado o depoimento completo de Paixão Côrtes, podendo ser ouvido parte deste com programa adequado.

http://www.pucrs.br/famecos/vozesrad/paixao.htm

6 comentários:

  1. Boa Tarde!
    Me chamo Jonas Esquiam Paixão,

    Sou um dançarino que estou parado por alguns anos, porém continuo acompanhando pelas mídias e principalmente no Enart. Recebi um convite de um grupo para ministrar novamente as danças tradicionais e preciso me atualizar, e estou interessado em retornar a instruir e a dançar. Gostaria de saber se já lançaste o livro com as pesquisas não colocadas nos manuais vigentes e aprende-las. Minha ideia é de repente iniciar o novo grupo com uma dança ainda não vista ou pelo menos pouco dançada, se já ensaiada por outros.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Grande Irmão Paixão Côrtes, ícone de nosso povo, muitas felicidades hoje e sempre e que o grande patrão ilumine sempre teus caminhos.
    Fernando Vollino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é muita frescura para chegar até p que seria simples

      Excluir
    2. é muita frescura para chegar até p que seria simples

      Excluir
  3. paix~~ao cortes sei da luta que encontrou para divulgar a cultura gaúcha 0 pois bem sou um apaixonado por essa cultura e desde já tenho uma residdencia no rio de janeiro e quero transformar em terriutório gaúcho sei da sua luta me ajude não preciso de ajuda financeira quero dar luz a minha cultura aaúcha ´por tradição.

    ResponderExcluir
  4. paix~~ao cortes sei da luta que encontrou para divulgar a cultura gaúcha 0 pois bem sou um apaixonado por essa cultura e desde já tenho uma residdencia no rio de janeiro e quero transformar em terriutório gaúcho sei da sua luta me ajude não preciso de ajuda financeira quero dar luz a minha cultura aaúcha ´por tradição.

    ResponderExcluir