sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Paixão Côrtes em Cerro Chato....




Aline WebberAssessoria de Comunicação Social e Marketing

Foto cedida por Aline Webber

ELETROSUL INAUGURA SETOR DE MANUTENÇÃO EM SANT´ANA DO LIVRAMENTO

Unidade deve agilizar o atendimento ao sistema energético na região da fronteira.
A expansão dos serviços oferecidos pela Eletrosul no Rio Grande do Sul está alterando o quadro econômico e contribuindo para o desenvolvimento da metade sul do Estado. Com a entrada em operação da linha de transmissão Presidente Médici-Santa Cruz 1, a construção da Usina de Energia Eólica Cerro Chato – localizada em Sant´Ana do Livramento – e a implantação da interligação Brasil-Uruguai, que prevê a construção de uma subestação de 500/230kV em Candiota e duas linhas de transmissão, a empresa está alterando a logística de atendimento a metade sul do Rio Grande do Sul.
O objetivo da nova estrutura é melhorar e agilizar o atendimento ao sistema energético do Estado, especialmente na região da fronteira. O evento de inauguração do novo setor está marcado para as 10 horas do dia 17 de janeiro, próxima segunda-feira. O Setor de Manutenção é o responsável pelos trabalhos de manutenção nas linhas, sistemas de proteção e controle, equipamentos de pátio das subestações e instalações elétricas com que fazem a interligação com o Uruguai e a Argentina. A região concentra, atualmente, um dos maiores investimentos da Eletrosul no RS, como a construção do Complexo Eólico.
Além da inauguração da nova unidade em Sant´Ana do Livramento, a Eletrosul promove uma palestra com o escritor, folclorista e músico Paixão Côrtes, uma das mais importantes figuras do tradicionalismo gaúcho, além de uma visita técnica à obra da usina eólica (informações abaixo).
O empreendimento - A construção das usinas eólicas – cuja conclusão deve acontecer no segundo semestre de 2011 – representa investimentos de R$ 400 milhões e a geração de 1.300 empregos diretos e 1.800 indiretos. Ao todo serão 90MW, capazes de produzir energia suficiente para abastecer uma cidade com 660 mil habitantes. A obra é resultado de uma parceria formada pela Eletrosul (com 90%) e pela Wobben (10%), subsidiária no Brasil da alemã Enercon, uma das maiores empresas mundiais de tecnologia para aerogeradores.
A usina contará, ainda, com uma subestação coletora em 230kV e uma linha de transmissão que levará a energia produzida até a Subestação Livramento 2, a partir da qual será distribuída para o Sistema Interligado Nacional.
Tradição e modernidade - O folclorista e compositor João Carlos Paixão Côrtes, nascido na localidade Cerro Chato em 1927 e referência do tradicionalismo gaúcho, fará uma palestra no dia 18/01 (terça-feira) às 17h30min na Câmara de Vereadores de Sant´Ana do Livramento .
Visita à obra de construção da Usina Eólica Cerro Chato - Na quarta-feira (dia 19/01), a partir das 8h30min, acontece uma visita técnica ao empreendimento. Estarão presentes a diretoria da Eletrosul, autoridades e imprensa. A visita contará, ainda, com a participação do folclorista Paixão Côrtes. Haverá transporte saindo do escritório da Usina (rua Rivadávia Correia, 1.271 – Centro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário