
Em primeiro de maio de 1955, ainda na rádio Farroupilha, Augusto Vampré diretor da emissora, convidou-o a apresentar um programa de auditório de caráter puramente regional. Paixão chamou o amigo Darci Fagundes, com quem formou uma dupla. Juntos lançaram o programa Grande Rodeio Coringa, que foi ao ar até 1957 e reformulou toda a história da fonografia riograndense, na comunicação dos temas regionais, abrindo caminho para músicos, cantores e compositores populares.
Há 40 anos, meados da década de 50, existiam apenas cinco músicas gauchescas catalogadas. Essa pobreza de sons moveu Paixão Côrtes a promover novos grupos musicais. Em seus programas foram lançados Os Gaudérios, o conjunto vocal Farroupilha e outros. O comunicador viajava com freqüência para pesquisar e identificar novos valores, liderando um processo de desenvolvimento da cultura regional.
Abaixo pode ser acessado o depoimento completo de Paixão Côrtes, podendo ser ouvido parte deste com programa adequado.
http://www.pucrs.br/famecos/vozesrad/paixao.htm
Boa Tarde!
ResponderExcluirMe chamo Jonas Esquiam Paixão,
Sou um dançarino que estou parado por alguns anos, porém continuo acompanhando pelas mídias e principalmente no Enart. Recebi um convite de um grupo para ministrar novamente as danças tradicionais e preciso me atualizar, e estou interessado em retornar a instruir e a dançar. Gostaria de saber se já lançaste o livro com as pesquisas não colocadas nos manuais vigentes e aprende-las. Minha ideia é de repente iniciar o novo grupo com uma dança ainda não vista ou pelo menos pouco dançada, se já ensaiada por outros.
Obrigado!
Grande Irmão Paixão Côrtes, ícone de nosso povo, muitas felicidades hoje e sempre e que o grande patrão ilumine sempre teus caminhos.
ResponderExcluirFernando Vollino
é muita frescura para chegar até p que seria simples
Excluiré muita frescura para chegar até p que seria simples
Excluirpaix~~ao cortes sei da luta que encontrou para divulgar a cultura gaúcha 0 pois bem sou um apaixonado por essa cultura e desde já tenho uma residdencia no rio de janeiro e quero transformar em terriutório gaúcho sei da sua luta me ajude não preciso de ajuda financeira quero dar luz a minha cultura aaúcha ´por tradição.
ResponderExcluirpaix~~ao cortes sei da luta que encontrou para divulgar a cultura gaúcha 0 pois bem sou um apaixonado por essa cultura e desde já tenho uma residdencia no rio de janeiro e quero transformar em terriutório gaúcho sei da sua luta me ajude não preciso de ajuda financeira quero dar luz a minha cultura aaúcha ´por tradição.
ResponderExcluir