domingo, 20 de fevereiro de 2011

Sítio do Laçador



    


“A ‘nova morada’ do Laçador está situada a 600 metros do antigo local, no oficial Largo do Bombeiro, popularizado erroneamente por Largo do Bombeador. Compreende espaço de 4 mil m² na Avenida dos Estados, em frente ao Terminal 2 do Aeroporto Internacional Salgado Filho, no sentido Porto Alegre-BR 116.


... Contextualmente a área tem os seguintes setores:


Coxilha do laçador: espaço circular e todo gramado. Em seu cume está localizado o complexo com a estátua a 3,50 metros de altura. Por sua vez o Laçador está assentado em pedestal trapezoidal de granito de 2 metros de altura, onde definitivamente está afixado em conjunto basilar de 4,45 metros. Está disposta frontalmente para quem chega à capital gaúcha pela estrada rodoviária da Região Nordeste do Estado ou para quem se desloca do Aeroporto para o Centro de Porto Alegre. Para quem deixa a cidade o Laçador transmite um olhar de adeus ou até breve!






Recanto da Tradição: dispostas retilineamente oito belas palmeiras (Jerivás) homenageiam de forma simbólica os nomes do ‘grupo dos 8’, comandados por Paixão Côrtes, que iniciaram a cavalgada em 1947 e que motivaram o nascimento do atual Movimento Tradicionalista Gaúcho. Bancos de cimento com capacidade para 130 pessoas completam o cenário.


    

Largo dos gaúchos: área ampla e livre de 1000 m² destinada para atividades de lazer e eventos comunitários. Nesse espaço está localizado colorido desenho da ‘rosa dos ventos’, com efeitos de pedras originais portuguesas.


Plataforma cívica: construção de 70 m² para atos cívicos ou acontecimentos comunitários diversos. Está à disposição para acendimento da chama Crioula do Movimento Tradicionalista ou outros eventos.


Estacionamento: existe um espaço especial para estacionamento de dezenas de veículos, ônibus turísticos e transportes escolares. Ainda, nos 4.000 m² do Sítio destacam-se vários anéis verdes com coloridas flores nativas sobressaindo-se a ‘Brinco de Princesa’, flor símbolo do Rio Grande do Sul”.



(Fotos de Carlos Paixão Côrtes)

Texto da publicação

Publicado em 2008, com 28 pgs., com fotos preto e branco e coloridas, no formato 15 x 21 cm, patrocinio do CTG Marco da Tradiçãol, Caxias do Sul (RS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário