sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Governadora condecora Paixão Côrtes e Gilson Dipp


A governadora Yeda Crusius homenageou, nesta quinta-feira (11), no Palácio Piratini, duas personalidades gaúchas que se destacaram no desempenho de suas atividades e tornaram-se merecedores da gratidão, do reconhecimento do Estado e da comunidade gaúcha. Foram contemplados com a outorga da Comenda da Ordem do Ponche Verde, o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Gilson Dipp e, com a medalha Simões Lopes Neto, o escritor e folclorista, João Carlos D'Aviva Paixão Côrtes.

"É uma solenidade que representa muito para o nosso Estado, pois significa o reconhecimento do gaúcho. Na cultura, nossa celebração está na expressão autêntica do gaúcho, na figura de Paixão Cortes. No campo da justiça, nosso reconhecimento público a uma atividade desempenhada de forma brilhante pelo Ministro Gilson Dipp, dignificando o judiciário brasileiro", afirmou a governadora.

A medalha Simões Lopes Neto foi instituída por decreto em 1972. É concedida a personalidades que se distinguem por atuação excepcional no campo da cultura, artes, letras, ciências, educação e magistério. É o caso de Paixão Côrtes, ícone da cultura gaúcha, modelo do monumento Laçador, símbolo de Porto Alegre. O folclorista também é o idealizador da Chama Crioula, do Candeeiro Crioulo e idealizador da Semana Farroupilha. "É um momento de júbilo da nossa cultura, justamente porque sempre busquei minha inspiração e formação em Simões Lopes Neto", afirmou Paixão Cortes, emocionado, ao receber a condecoração.
Por sua vez, Gilson Dipp considerou a iniciativa uma homenagem ao Judiciário brasileiro, uma vez que, seu desempenho como corregedor foi considerado modelar em atividade vulnerável no País. "O gaúcho é comedido em homenagens. O reconhecimento público de uma atividade pouco simpática, significa demonstrar que judiciário brasileiro avançou, através do diálogo, de um trabalho de visibilidade, transparência, adotando medidas concretas que beneficiaram à população", sentenciou.
A Ordem do Poncho Verde foi instituída, também há 38 anos, para homenagear personalidades nacionais e estrangeiras, que por motivos relevantes, seja pela ação ou devotamento à causa do bem comum, da paz, da fraternidade, se tornem dignas de gratidão e reconhecimento do Estado e do povo.

Estiveram presentes à cerimônia secretários estaduais, autoridades e parantes e familiares dos homenageados. Também compareceram ao evento os presidentes da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Justiça.

Texto de Anamaria Bessil extraido do Portal do Estado do Rio Grande do Sul









Paixão Côrtes e sua esposa Marina entregaram algumas publicações à Governadora Yeda Crusius.


Fotos Carlos Paixão Côrtes

Nenhum comentário:

Postar um comentário