sábado, 30 de outubro de 2010

Um guri faceiro na inauguração da Feira do Livro de Porto Alegre

Paixão Côrtes estava radiante com a homenagem espontânea que as comunidades de Tavares, Mostarda e Santo Antônio da Patrulha, lhe fizeram ao virem ilustrar a inauguração da Feira do Livro com suas manifestações, autênticas e vivas, de cunho folclórico.

Mesmo após um extenso dia de Patrono, ele fez questão de saudar pessoalmente todos os participantes anônimo que se deslocaram das suas comunidades rurais até Porto Alegre, para participar da procissão folclórica.

Quem viu, assistiu o autêntico Folclore Gaúcho.



3 comentários:

  1. Daí indiada!!

    Me chamo Luiz Alberto, sou de Nova Friburgo RJ, e sou um grande apreciador do folclore e tradições do RS. Procuro promover essas tradições a todo envolta de mim. Como estudante univercitário de música, tenho no "fandango", meus intereces particulares de pesquisa. Mas é como instrumentista que centralizo meus esforços. Ao meu instrumento, violino, busco incorporar o "sotaque" musical campeiro, recorrendo ao que me parece mais próximo de manifestações populares(via internet rsrs). O disco "Cantando e Bailando", traz uma música que gostaria muito de possuir a letra: a faixa 15: "tropeiro de mula". Certa vez quiz apresentar essa peça no "grupo gaúcho de Arte, Tradiçao e Folclore", mas por não compreender totalmente a letra, deixei de levá-la.

    Quero, com este comentário, omenagiar a Paixão Cortes, por sua opção por trabalhar pelo folclore e tradições gaúchos. Não fosse todo esse esforço, eu, aqui no RJ, não teria um referencial do que são as autênticas manifestações musicais gaúchas, hoje possível, claro, via internet. Me coloco totalmente à disposição para contribuir na divulgação de todo este trabalho aqui no Rio de Janeiro.

    E quando vierem a estes pagos, seja a trabalho ou a passeio, façam con tato! Se para mim será um imenso prazer conhecê-los pelo já dito, terão a oportunidade de sorverem um mate sevado pelas mãos de um cego rsrs!

    Paixão Cortes e família: meus parabêns por seu trabalho, e pelo que são!!

    Luiz Alberto Amorim de Freitas:

    luisalbertamorim@hotmail.com (luis com s)

    ResponderExcluir
  2. Bom dia.
    Achei justa a escolha e a homenagem.
    Tambem admiro a pessoa de Paixão Cortes pela pesquisae contribuição que nos deixa.
    Porém, achei estranho para quem pousou para o laçador, por ser a imagem do gaúcho vivo, ele estar de gravata e não pilchado.
    Ou foi exigência da organização?
    Fica a dúvida
    Forte e cinchado abraço.
    Hilton Luiz Araldi
    Passo Fundo - R S
    e-mail : hiltonaraldi@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. pois é.....

    Depois de mais de 1 (um) ano....

    Nenhuma resposta ou comentário dos proprietários e representantes de Paixão Cortes neste blog....

    Nem na questão objetiva que eu trouxe: a música "tropeiro de mula"...

    Os entrevistados, gravados e filmados na obra de Paixão Cortes, e Barbosa Lessa, ao longo de décadas, eram pessoas humildes, acessíveis, prontas a ajudar com seu máximo, e o mais marcante: não cobraram nada....

    Hoje, toda esta obra só está disponível para: : : : COMPRA.
    Não existe um só livro desses 2 para download.. ou consulta virtual que seja. Mais uma vez o humilde e desprendido saber popular inflando os bolços e os egos de pesquisadores e família, em detrimento das pesquisas de outros pesquisadores...

    Meus parabêns Paixão Cortes e família

    ResponderExcluir