quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Projeto MOGAR

(Foto Pedro Nunes - Arquivo Correio do Povo)

MOmento Gauchesco Artístico-Cultural Rio-Grandense 

     O MOGAR objetiva revelar o autoconhecimento do cidadão e seu folclore, suas crenças, símbolos, linguagens, artefatos, danças, etc ... personificada na sua cultura de origem e na psicologia do seu "mundo gauchesco". Isto é, a identidade de seus pensamentos, de suas formas práticas, traços e cores, no panorama Artístico Nativista que o cercam, na História Nacional e no contexto da globalização, partindo das raízes identificadoras do indivíduo para registrar seus usos coletivos que, com ancestralidade, traduzem o comportamento natural do seu vivenciar costumeiro, no meio pastoril. Desta forma, testemunhar a postura cultural, educacional e de arte da pessoa, valores marcantes para uma melhor avaliação de um comportamento grupal. 
     O presente projeto fundamenta-se nos programas que vimos desenvolvendo ligados a cultura gauchesca, nestes últimos anos, especialmente a partir de 1998, atendendo a que, nas diferentes áreas do conhecimento humano atual, em que a pessoa consciente desfruta de direitos e de deveres para com a comunidade que vive, é importante a identificação e valorização do multiculturalismo. 
    Daí existir a necessidade de se promover atividades - Cursos, Palestras, Encontros, Exposições, Simpósios, Oficinas e Festivais - que venham esclarecer e orientar, bem como, oferecer material didático ao setor educacional e de organização coletiva, de maneira de que, os responsáveis tragam elementos de real soma à projeção de sua cultura. 
   O comportamento das comunidades das diversas regiões do Rio Grande do Sul, mostrada na maneira de ver, sentir, agir e reagir, traduzem um somatório à representatividade maior da Cultura Popular Gaúcha.



3 comentários:

  1. Gostaríamos de entrar em contato para participar do Projeto Mogar. Escola Estadual de
    Ensino Médio Màrio Quintana, localizada na zona rural de Mostardas. Contato Diretora Mariângela Verardi de Souza - escola.estadualquintana@gmail.com ou mariangela.vs@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde
    Gostaria de saber como participar do projeto Mogar.
    Sou Diretora Cultural do MTG da 1ª Região no Paraná. Estou necessitando urgente implantar projetos culturais na nossa região pois estamos perdendo as características essenciais da nossa tradição.
    Inclusive gostaria de adquirir o"Projeto Gauchesco Cultural ,Educacional e Artístico" estou desenvolvendo um trabalho cultural dentro dos CTGs para os Jovens.
    Fico grata se puderes me dar informações como posso adquirir e participar desses projetos.
    Fico no aguardo de um retorno breve.
    MARIA JOSÉ MARTINS
    CURITIBA - PR
    DIRETORA CULTURAL MTG 1ª REGIÃO PARANÁ
    (41) 3206-5359
    (41) 9187-5359
    zezinhactba25@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Boa noite.
    Sou Patrão do Grupo de Artes Gaúchas Piazitos do Sul, de Canoas-RS. Estamos implementando um projeto de Biblioteca Tradicionalista, que visa atender a comunidade escolar do entorno de nosso galpão. Trabalhamos ativamente com as escolas do bairro e gostaríamos de ampliar a oferta de livros e publicações tradicionalistas às nossas crianças. Para tanto, gostaríamos de participar do Projeto MOGAR. Pedimos informações de como fazê-lo. contatos podem ser feitos através do email: chomi@chomi.com.br ou do telefone (51) 9112-6252.
    Atenciosamente,
    Luís Carlos Chomieniuk,
    Patrão do GAG Piazitos do Sul.

    ResponderExcluir